domingo, 31 de outubro de 2010

Mulher: A Força Esmagadora

Referenciando a mulher a partir da perspectiva metrô.
A PRÉ-CATRACA - Esta é a melhor apresentação da mulher em sua forma esplendorosa, elegante e aromatizada.
Avistá-la em seu caminhar suave, pé ante pé, ou então na fila para adentrar a estação, e, ainda, observar a perfeita delicadeza com que pega o bilhete na carteira. ENCANTAMENTO ÚNICO.
Porém, ao aproximarmo-nos da plataforma,
 enxergaremos milhares de outras mulheres que por ali passarão.

A DESCOLADA
Ela não quer se inserir ou ser inserida no tumulto do empurra-empurra.
Deslocasse para um canto esperando vários e vários trens passarem, aguardando o momento adequado para embarcar.


A ESMAGADORA
Não há meio termo para esta. O metrô lotadaço encosta. Ou ela vai neste ou ela vai neste. O sinal sonoro já soou. Na frente dela há várias pessoas. Algumas param, outras ainda tentam entrar. A esmagadora desenvolveu um método de embarcar. Entra e carrega todas com ela. As que querem e as que não querem.



A TRANSFORMISTA

Em pé ou sentada, sem cerimônia,
saca da bolsa um estojo kit maquiagem
repleto de pinceis, espelho, rímel,
corretivos, blush e batons em diversas cores.
Em minutos, pinta os olhos, "reboca" o rosto,
passa gloss nos lábios.
Penteia e arruma os cabelos,
põe brincos.
Drag queen ou top model?
A nada GOSTOSONA

Nos vagões você nunca distingue
se ela é tipo modelito magra
ou tipo "raimunda" boazuda.
A visão é superficial.
Ou melhor, superior. Literalmente.
Só se enxerga dos ombros para cima.

AMIGA DO PEITO

Por falar em ombros,
umbigos e outros atributos
que saltam aos olhos,
acredito que algumas desçam do metrô
com os seios saltados para fora da blusa.
Já que usam decotes generosos
que vão até...



...o umbigo.

A CULTURAL e INÚTIL
 Ler num vagão lotado, e em pé, é para poucas. Porém, aquela possuidora de tamanha cultura não mede esforços para exercitar o cérebro. Contudo, não os músculos. Aliás, esforço pouquíssimo, quase nulo. Apóia-se em uma pessoa aqui, em outra ali e mergulha em sua leitura sem se preocupar com o mundo alheio.


BAILARINA - Na hora do rush é impossível fixar-se num único lugar no vagão.
É um tal de dança das cadeiras. Ou melhor, dos pezinhos. (Melhor desenhar).

A bailarina (sinalizado em verde) - em dez minutos
percorre um metro quadrado no metrô

A FAVORECIDA

Possuidora de uma avantajada bunda,
capaz de "servir" a três passageiros
 ao mesmo tempo, chegando a criar
situações constrangedoras
- para ela e para nós homens.
Por que não?

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Chega uma hora que o vagão tem lotação totalizada. Caber mais uma pessoa é imaginável. Aquela que estacionou
na porta do lado esquerdo,
a Maria vai com as outras pessoas
são arremessadas para o lado direito.
A TRESLOUCADA
 O corre-corre do dia a dia, às vezes, coloca a mulher numa posição indelicada, forçando-a em determinados momentos a ser egoísta, primitivista, sanguesista. Ao abrir as portas do metrô, e, entre bolsadas, cotoveladas, gritaiadas, se vê uma mulher sem delicadeza, sem a postura elegante conforme descrevi no início deste texto.
Olhando a correria na foto acima 
poderiamos dizer que "elas" estão completamente tresloucadas.
    

A SONHADORA

Acredita ser capaz de descer
na estação desejada.
Não se prepara.
Não se adianta.
Lógico que
não consegue.

 "Próxima estação..."