CET INFORMA:
Cada município tem sua CET que merece;
(Nós em São Paulo estamos ferrados);
(Nós em São Paulo estamos ferrados);
CET a criatura e o criador o DSV;
Não somos o Detran,
mas ensinamos Lei de Trânsito gratuitamente;
mas ensinamos Lei de Trânsito gratuitamente;
"O uso do cinto de segurança
é obrigatório"
"Sinalize ao trocar de faixa"
"Proibido ultrapassar pela direita"
"CET" (propaganda?).
Ando precisando fazer uma reciclagem. No meu conceito, estas orientações, fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro e é obrigatório qualquer motorista saber. Precisam anunciar?
E nem me diga que isto é Educação no Trânsito, onde seria frases do tipo:
"Dê passagem para ambulâncias";
O gasto estimado por Painel de Mensagem Variável (PMV) gira em torno de 300 mil reais. Sendo assim, revendo alguns conceitos, o "curso" visual é pago. E pagamos bem caro.
Peraí. E para que servem as auto-escolas?
Ah, para obtermos a CNH...
Peraí. E para que servem as auto-escolas?
Ah, para obtermos a CNH...
CET INFORMA: Tema para Tese
O conceito para CET: Companhia de Engenharia de Tráfego.
Companhia - Pobres coitados marronzinhos solitários pau-mandados;
Engenharia - Tema para uma tese. Falaremos mais abaixo.
Tráfego - (Hum, vontade de fazer piada...).
CET DESINFORMA:
Os PMVs, fixos ou móveis, seriam instrumentos de enorme ajuda aos motoristas no trânsito na região onde estes painéis eletrônicos estão instalados. Auxiliaria e orientaria os usuários em decisões de continuar ou mudar de via, procurando caminhos alternativos menos piores. Talvez até, desistindo de continuar, caso a situação esteja muito agravante.
CET INFORMA: "Estamos em Obra":
Ops! A CET não realiza obras? Mas ela é solicitada antecipadamente a desviar o tráfego na data, horário e local específico.
CET não INFORMA - Desvio Sem Aviso Prévio:
- Se há um congestionamento a alguns quilômetros à frente;
- Se a via ficará inoperante por qualquer motivo nas próximas horas, ou dias;
É comum a CET interditar algum trecho nas marginais no período noturno. Firmeza. Evita tumultuar o trânsito que já é caótico durante o dia. O que a CET não imagina (só pode ser falta de imaginação mesmo) é que o usuário noturno tem seus compromissos e nem sempre está disposto a ficar numa interminável fila para transpor para outra Pista.
CET INFORMA: O Desserviço a Disposição do Cidadão
Passando pela avenida Juscelino Kubitschek sentido marginal num horário de pico, tendo a lerdeza do congestionamento como opção única, após transpassar todos os tuneis avistei adiante um PMV onde informava: "Trânsito lento no Túnel Tribunal de Justiça". Uma CET à frente dos tempos. Modernizada, mas atrasada.
Como há vários PMVs fixos instalados nas marginais e além de poderem contar com o auxílio dos PMVs móveis, seria oportuno a prestação do serviço de informar e orientar os usuários no decorrer de todo trajeto (Pinheiros e Tietê) e também nas rodovias que desembocam nelas - já que a CET possui uma parceria com o Dersa;
CET INFORMA: O Desserviço a Disposição do Cidadão
Passando pela avenida Juscelino Kubitschek sentido marginal num horário de pico, tendo a lerdeza do congestionamento como opção única, após transpassar todos os tuneis avistei adiante um PMV onde informava: "Trânsito lento no Túnel Tribunal de Justiça". Uma CET à frente dos tempos. Modernizada, mas atrasada.
Passe pela Rebouças perceberá que estão recapeando as vias. Após cairmos na buraqueira é que aparece a faixa avisando. Se é para reduzir a velocidade, não teria que está antes?
Como há vários PMVs fixos instalados nas marginais e além de poderem contar com o auxílio dos PMVs móveis, seria oportuno a prestação do serviço de informar e orientar os usuários no decorrer de todo trajeto (Pinheiros e Tietê) e também nas rodovias que desembocam nelas - já que a CET possui uma parceria com o Dersa;
CET INFORMA: Entenda as Marginais
As marginais são divididas por pistas, faixas, trechos.
AS PISTAS (ou VIAS):
LOCAL - A primeira que se entra quando chegamos de uma via secundária (rua, avenida). Nela estão loteados empresas, indústrias e todo o tipo de comércio. Pela via local que dá acesso para saídas para vias secundárias;
EXPRESSA - É a última pista. A que margeia o rio;
AUXILIAR - Permeia da Local com a Expressa. Ela também dá acesso a algumas vias secundárias importantes através de viaduto;
TRECHOS: Geralmente são divididos entre um viaduto e outro ou entre quilômetros;
FAIXAS: São as vias numeradas de forma crescente.
Vão da esquerda para a direita; ou no sentido horário;
Vão da esquerda para a direita; ou no sentido horário;
Parece que só eu que me incomodo com a demarcação de faixas que começa de dentro para fora. Estranho quando entro na marginal pela faixa 4 (a primeira) e sigo no sentido decrescente. Coisa de louco. É uma convenção internacional ou questão alfabetizadamente brasileira?
CET INFORMA: A Mobilidade Urbana é Desumana
(Em São Paulo). Este é um item que podemos pular.
(Em São Paulo). Este é um item que podemos pular.
CET INFORMA: Uma Engenharia Invisível
Nunca vi, ninguém conhece.
Não há análise para se fazer mudanças;
O desenvolvimento é na base dos erros e acertos.
E dos consertos. Exemplo disso foi na marginal Tietê na saída para a via Dutra, na pista expressa. Por causa dos acidentes na ponte a CET reduziu a passagem para um veículo apenas. Quando viram que no horário de pico quase as quatros faixas de rolagem travavam, voltaram atrás liberando duas faixas na entrada da ponte;
E dos consertos. Exemplo disso foi na marginal Tietê na saída para a via Dutra, na pista expressa. Por causa dos acidentes na ponte a CET reduziu a passagem para um veículo apenas. Quando viram que no horário de pico quase as quatros faixas de rolagem travavam, voltaram atrás liberando duas faixas na entrada da ponte;
A engenharia não é convidada por outros órgãos a fim de estudos para alterações ou construções de vias;
Funcionamento sob o sistema da politicagem. Quem grita mais, ou têm mai$ influência$, manda. A CET obedece.
CET INFORMA: Copa do Mundo
Surgiu uma nova classificação de padrão CETopa. É o Padrão Fifa Brasil (ou Padrão Dilma de ser, como prefira);
Não há duvidas que a CET coloque todo seu contingente de marronzinhos nas ruas, mas será que funcionará? Sem uma engenharia adequada, placas de sinalização mal posicionadas e o despreparo geral, aposto que podemos justificar como Padrão Fifa (brasileiro).
A CET não INFORMA: Estamos em Greve
Apoio ou despreparo?
- apoio a todas e quaisquer manifestações;
Dos professores - Se confundem com eles próprios já que mantem um programa Educação no Trânsito;
Paralisação dos Ônibus - Tentam organizar o caos do trânsito. Mas não multam os ônibus estacionados em locais proibidos, inclusive interrompendo entrada e saída de veículos;
Do metroviários: embarcaram nesse trem.
É a Greve do Faz de Conta: branca, velada, operação tartaruga...
Vê e não enxergam. Sem multas.
Carros quebrados nas vias. Sem guinchos.
Operação Via Reversível. Montam e fica inoperante.
Gostaram tanto que agora resolveram entrar em greve declaradamente.
Quem vê pensa que sou a favor de extinguir a CET. Não sou. Apenas tenho saudades dos velhos e bons marronzinhos.
QRU - Qualquer observação estranha nas ruas, me passa.