segunda-feira, 21 de julho de 2014

Núcleo Engordador

Existiu neste local, no século XVII uma fazenda onde engordavam gados que para lá eram levados. Depois foi desapropriado para ser um polo de abastecimento de água na região, lá você encontrará a primeira bomba d'água utilizada para que a água chegasse aos senhores do café na região da avenida Paulista. Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).No parque você encontrará uma pequena represa. Passam pelo local transmissores de energia elétrica da Furnas Centrais de Energias e por questões das instalações das torres, foi criado um projeto com o propósito de evitar maiores impactos ambientais. Graça a algumas parcerias hoje o parque com trilhas para bikers e para pedestre é aberto ao público. Leia mais em Recanta org


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Quando Tudo Escurece

Será que só eu notei? Como estava escuro esta noite.
Não vi a lua, não vi as estrelas, mas também não via nuvens. Ó noite escura.
Caia a tarde quando recebi uma ligação sobre uma trágica notícia, a tarde caia escura e anoiteceu por completo.
Voltava para casa e outras ligações eu não queria mais receber a partir daquele momento. Mas o celular voltou a tocar. Era do trabalho. Que noite escura tenebrosa.
Sem qualquer vontade de atender ligações. Sem vontade de acelerar o carro. Sem vontade até de pensar.
Noite escura e funesta. E esta falta de água em São Paulo, tudo esfumaçado. Meus olhos marejados. É toda esta secura pairando pelo ar?
E no meio desta noite escura, no meio da avenida, percebo uma carro que ia cruzar o meu caminho, que só pára com meu alerta sonoro. Eu ali, quase tranquilo. Eu na preferencial e o farol verde para mim.
Mas o que é estar na preferencial? Que ordens são essas que são estabelecidas e nem sempre são seguidas a risca? Em uma família de "trozentos" filhos, o caçula não seria o último a abandonar o lar? Mas não, foi a primeira perda na família. Ó noite escura misteriosa.
Qual é o sentido das coisas? E eu não sentindo vontade alguma. Com um pouco de força que tinha, sentia vontade de abraçar cada uma daquelas pessoas, que, na comemoração dos Dia das Mães e também aniversário da matriarca daquela família, presentes ali, aguardavam ele aparecer. E todos queríamos que aparecesse. Portanto, me faltaria forças nos braços para tal. Noites escuras me enfraquece.
Ele andava um tanto ausente. Mas fazia falta. Talvez sua serventia a Deus impedisse tanto sua presença. Talvez.
Nossa convivência não era constante e muito pouco nos víamos. Mesmo quando eu o via, todo marrento, a lembrança que ficará dele - que o conheci ainda pirralho - é o jeito traquina e tímido de ser. Das vezes que ele ria, com sorriso maroto e olhando para o chão, das bobagens que eu dizia. E era um sorriso sincero. Não sei que tanto ele achava graça no que eu dizia. E ria. Inclusive em noites bem escuras.
Não o considero um herói. Ele entrou no mar para salvar o filho que se afogava. E deu no que deu. O filho sobreviveu. O pai...
O pai cumpriu o seu papel de pai. Fez o que eu faria como pai. E, na minha concepção, o que todos os pais deveriam fazer. E a frase que muitos dizem - "Eu daria minha vida pelo meu filho" - não ficou ao acaso desta vez.
Me entristece pensar que os filhos ficaram sem este pai afetuoso, impetuoso, corajoso, dedicado.
Me entristece saber que não verei mais aquele sorriso maroto.
Me entristece saber que todas as reuniões familiares, estarão esperando e querendo a presença dele. Ele não vem.

Descanse em paz meu xará Marcelo.
Pois, aqui ainda é noite escura.
E teremos muitos dias escuros pela frente.






quarta-feira, 2 de julho de 2014

Maria Bonita das Candongas da Alegria

Uma tradicional Festa Junina como esta se encontra pouco nos atuais tempos. Mas basta alguém com um toque de feeling para que tornasse uma noite agradável com muita alegria e amizade. Parabéns Irineu (Coxa) por nos proporcionar isto. TRADIÇÕES NO PAÍS DA CHUTEIRA 




sábado, 28 de junho de 2014

Tradições no País da Chuteira

Dizem que a tradição acabou.
Qual tradição? Do quê?
Será que terminou mesmo ou é teu ânimo que não está lá estas coisas?
Tirar conclusões por preceitos pessoais é complicado. Tem relevância o momento como andas tua motivação, tuas relações pessoais e consigo mesmo. Tua revolução social, tua afeição pelas repetições antigas ou o gosto pelas coisas novas surgidas no teu dia a dia.
     A questão é que precisa acontecer. E, sentir na pele. Se ficar só no blá blá blá, logo vem o desanimo e não rola nada mesmo.
   Veja o exemplo da Copa. Um mês antes, tudo por terminar e organizar que a impressão que tínhamos é que o vexame nacional seria inevitável. Dias antes, faltava vontade de se possuir até mesmo uma misera tabela dos jogos. Mas só foi dar o primeiro chute que a correria tomou conta do país da chuteira. Começou tímido, mas o envolvimento foi gradativo e a procura por produtos de torcedor aumentou. Falando em primeiro chute, aconteceu?
     No Carnaval não é muito diferente. Parece que a tradição é viajar e que ninguém mais liga para a festa em si. Quem não gosta não sabe diferenciar entre Escola de Samba e Bloco Carnavalesco. Geralmente escuta-se por aí que até aquele momento ainda não conhece ou ouviu algum enredo.      Já o carnavalesco típico, o que durante um ano pagou sua fantasia, alguns de seus familiares e amigos, e os apreciadores da festa mais bonita do planeta sabem todo o enredo de sua escola e conhece a maioria dos das escolas de samba concorrentes. Acho que o único que conheço é: "Explode coração na maior felicidade..."
     Festa Junina, São João, Quermesse, Arraial... O ditado diz que quem pula a fogueira faz xixi na cama. Mas poucos conhecem esse dito popular. Também, quem se arrisca? As fogueiras hoje em dia são tão altas que precisam de pernas-de-pau para tentar. 
     E o pau-de-sebo, já escutou falar? Um tronco fino de árvore fixado na vertical e lambuzado com sebo (gordura) animal. No topo é preso uma prenda, na maioria das vezes com valor alto em dinheiro para motivar a tentativa de escalada. E várias escorregadas. Quem chega no topo e consegue agarrar e pegar o prêmio sai por satisfeito. É difícil e poucos conseguem. Há a pescaria, tiro-ao-alvo, roleta, bingo, comidas típicas e a tradicional dança de quadrilha. As festas juninas maiores e mais organizadas possuem barracas de beijo, correio elegante, cadeia. Não pode faltar a fogueira. Mesmo em terras e tempo quente a fogueira está presente.
     Carnaval, futebol, festa junina fazem parte de nossas tradições brasileira. Se você não curte, faça um favor a sua geração, não os prive de ao menos conhecer. A tradição não são nós que criamos. Elas existem e apenas a alimentando. Se não forem nós, outros o farão.


quinta-feira, 5 de junho de 2014

CET DESINFORMA PARA INFORMAR SEMPRE!


CET INFORMA:

Cada município tem sua CET que merece; 
(Nós em São Paulo estamos ferrados);

CET a criatura e o criador o DSV;
Não somos o Detran,
mas ensinamos Lei de Trânsito gratuitamente;

CET INFORMA no Painel Eletrônico:
"O uso do cinto de segurança
é obrigatório
"

"Sinalize ao trocar de faixa"
"Proibido ultrapassar pela direita"
"CET" (propaganda?).

Ando precisando fazer uma reciclagem. No meu conceito, estas orientações, fazem parte do Código de Trânsito Brasileiro e é obrigatório qualquer motorista saber. Precisam anunciar?
E nem me diga que isto é Educação no Trânsito, onde seria frases do tipo:
"Dê passagem para ambulâncias";


CET INFORMA: "Tire a 'Carta' na Auto-Escola"
O gasto estimado por Painel de Mensagem Variável (PMV) gira em torno de 300 mil reais. Sendo assim, revendo alguns conceitos, o "curso" visual é pago. E pagamos bem caro.
Peraí. E para que servem as auto-escolas?
Ah, para obtermos a CNH...

CET INFORMA: Tema para Tese
O conceito para CET: Companhia de Engenharia de Tráfego. 
Companhia - Pobres coitados marronzinhos solitários pau-mandados;
Engenharia - Tema para uma tese. Falaremos mais abaixo.
Tráfego - (Hum, vontade de fazer piada...).

CET DESINFORMA:
Os PMVs, fixos ou móveis, seriam instrumentos de enorme ajuda aos motoristas no trânsito na região onde estes painéis eletrônicos estão instalados. Auxiliaria e orientaria os usuários em decisões de continuar ou mudar de via, procurando caminhos alternativos menos piores. Talvez até, desistindo de continuar, caso a situação esteja muito agravante.

CET INFORMA: "Estamos em Obra":
Ops! A CET não realiza obras? Mas ela é solicitada antecipadamente a desviar o tráfego na data, horário e local específico.

CET não INFORMA - Desvio Sem Aviso Prévio:
- Se há um congestionamento a alguns quilômetros à frente;
- Se a via ficará inoperante por qualquer motivo nas próximas horas, ou dias;
É comum a CET interditar algum trecho nas marginais no período noturno. Firmeza. Evita tumultuar o trânsito que já é caótico durante o dia. O que a CET não imagina (só pode ser falta de imaginação mesmo) é que o usuário noturno tem seus compromissos e nem sempre está disposto a ficar numa interminável fila para transpor para outra Pista.

CET INFORMA: O Desserviço a Disposição do Cidadão

Passando pela avenida Juscelino Kubitschek sentido marginal num horário de pico, tendo a lerdeza do congestionamento como opção única, após transpassar todos os tuneis avistei adiante um PMV onde informava: "Trânsito lento no Túnel Tribunal de Justiça". Uma CET à frente dos tempos. Modernizada, mas atrasada.


Em Marcha à Ré 
Passe pela Rebouças perceberá que estão recapeando as vias. Após cairmos na buraqueira é que aparece a faixa avisando. Se é para reduzir a velocidade, não teria que está antes?

Como há vários PMVs fixos instalados nas marginais e além de poderem contar com o auxílio dos PMVs móveis, seria oportuno a prestação do serviço de informar e orientar os usuários no decorrer de todo trajeto (Pinheiros e Tietê) e também nas rodovias que desembocam nelas - já que a CET possui uma parceria com o Dersa;

CET INFORMA: Entenda as Marginais
As marginais são divididas por pistas, faixas, trechos.
AS PISTAS (ou VIAS):
LOCAL - A primeira que se entra quando chegamos de uma via secundária (rua, avenida). Nela estão loteados empresas, indústrias e todo o tipo de comércio. Pela via local que dá acesso para saídas para vias secundárias;
EXPRESSA - É a última pista. A que margeia o rio;
AUXILIAR - Permeia da Local com a Expressa. Ela também dá acesso a algumas vias secundárias importantes através de viaduto;
TRECHOS: Geralmente são divididos entre um viaduto e outro ou entre quilômetros;
FAIXAS: São as vias numeradas de forma crescente.
Vão da esquerda para a direita; ou no sentido horário; 
Parece que só eu que me incomodo com a demarcação de faixas que começa de dentro para fora. Estranho quando entro na marginal pela faixa 4 (a primeira) e sigo no sentido decrescente. Coisa de louco. É uma convenção internacional ou questão alfabetizadamente brasileira?

CET INFORMA: A Mobilidade Urbana é Desumana
(
Em São Paulo). Este é um item que podemos pular.

CET INFORMA: Uma Engenharia Invisível
Nunca vi, ninguém conhece.
Não há análise para se fazer mudanças;
O desenvolvimento é na base dos erros e acertos.
E dos consertos. Exemplo disso foi na marginal Tietê na saída para a via Dutra, na pista expressa. Por causa dos acidentes na ponte a CET reduziu a passagem para um veículo apenas. Quando viram que no horário de pico quase as quatros faixas de rolagem travavam, voltaram atrás liberando duas faixas na entrada da ponte;
A engenharia não é convidada por outros órgãos a fim de estudos para alterações ou construções de vias;
Funcionamento sob o sistema da politicagem. Quem grita mais, ou têm mai$ influência$, manda. A CET obedece.

CET INFORMA: Copa do Mundo
Surgiu uma nova classificação de padrão CETopa. É o Padrão Fifa Brasil (ou Padrão Dilma de ser, como prefira);
Não há duvidas que a CET coloque todo seu contingente de marronzinhos nas ruas, mas será que funcionará? Sem uma engenharia adequada, placas de sinalização mal posicionadas e o despreparo geral, aposto que podemos justificar como Padrão Fifa (brasileiro).

A CET não INFORMA: Estamos em Greve
Apoio ou despreparo?
- apoio a todas e quaisquer manifestações;
Dos professores - Se confundem com eles próprios já que mantem um programa Educação no Trânsito;
Paralisação dos Ônibus - Tentam organizar o caos do trânsito. Mas não multam os ônibus estacionados em locais proibidos, inclusive interrompendo entrada e saída de veículos;
Do metroviários: embarcaram nesse trem.
É a Greve do Faz de Conta: branca, velada, operação tartaruga...

Vê e não enxergam. Sem multas.
Carros quebrados nas vias. Sem guinchos.


Operação Via Reversível. Montam e fica inoperante.
Gostaram tanto que agora resolveram entrar em greve declaradamente.

Quem vê pensa que sou a favor de extinguir a CET. Não sou. Apenas tenho saudades dos velhos e bons marronzinhos.
QRU - Qualquer observação estranha nas ruas, me passa.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

SENGÉS PAISAGENS EXUBERANTES 3 - A INVASÃO

A INVASÃO de Sengés acontece num momento de transição entre o bem e o bem. Não há o certo e nem o errado, nem mocinho e nem bandido. Prevalece o lado bom das coisas.. Portanto, não custa dar uma conferida...


domingo, 30 de março de 2014

SENGÉS PAISAGENS EXUBERANTES 2

A região Sengés-Itararé é repleta de cachoeiras, vales, rios e montanhas. Numa das andanças banhamos-nos na Cachoeira da Erva-Doce em Sengés e contemplamos o Vale de Itararé do lado do Canyon e Rio do Pirituba. Você encontrará muito mais detalhes no blog do Raffa http://www.raffanocaminho.blogspot.com.br/

terça-feira, 25 de março de 2014

SENGÉS PAISAGENS EXUBERANTES

Cachoeira Véu das Noivas e o Canyon de Sengés ficam no Paraná, divisa com o estado de São Paulo. A região é formada por inúmeras cachoeiras e canyons.
Conselho aos aventureiros: vale a pena conhecer!




quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rafting em São Luiz do Paraitinga

Mais um Carnaval chegando.
veja opção de passeio, diversão, descanso e...
Folia. Muita folia.